Blog da Leardi

Florianópolis: Conheça curiosidades sobre a cidade e mercado imobiliário da Ilha da Magia

  • 09/12/2022

Muito conhecida por Ilha da Magia, Florianópolis com certeza está entre os lugares mais lindos do Brasil. As belezas naturais de Florianópolis encantam a todos. Além de muitas atrações, como a tranquila Lagoa do Peri.

O município é composto pela ilha principal, a ilha de Santa Catarina, a parte continental e algumas pequenas ilhas circundantes. O arquipélago é formado por 46 ilhas. 32 pertencentes ao município, com mais de 100 praias distribuídas pelas ilhas e o continente.

A cidade tem uma população de 516 524 habitantes e é o segundo município mais populoso do estado (após Joinville) e o 48º do Brasil, segundo o IBGE. É conhecida por ter uma elevada qualidade de vida, sendo a capital brasileira com maior pontuação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). E se destaca também, pelo alto poder aquisitivo da população, já que a renda mensal é de 4,7 salários mínimos.


Vilarejo, turismo e muita magia:

Muitos pescadores comerciais pequenos povoam a ilha. Os barcos de pesca, as rendeiras, o folclore, a culinária e a arquitetura colonial contribuem para o crescimento do turismo e atraem recursos que compensam a falta de um grande parque industrial. Vilarejos imersos em tradição e história, como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha, ainda resistem aos avanços da modernidade.

A capital de Santa Catarina reúne mistérios e lendas a mais de 6 mil anos, com as artes rupestres, passando pelos registros indígenas, até chegar nos contos e lendas de bruxas e magias de Franklin Cascaes, contados pelos antigos moradores da região. 

As bruxas estão presentes no folclore de Florianópolis e há quem diga que elas vivem em meio à população e pregam peças nos pescadores. Isso tudo contribuiu para o apelido que a cidade leva hoje em dia.


Lendas e atrações turísticas mais famosas:

O bairro de Ratones é conhecido como lar de lobisomens. A história é de que uma mulher casada que sempre era atrapalhada por um cachorro quando ia dar banho no seu filho à noite, horário em que o marido não estava em casa. Um dia, ela se irritou e bateu no cachorro, que a mordeu e arrancou um pedaço da sua saia. No dia seguinte, ela viu os fiapos da saia entre os dentes do marido e, assim, a maldição foi quebrada.

Segundo a lenda, as bruxas resolveram fazer uma grande festa no bairro de Itaguaçu, mas não convidaram o diabo. Com raiva, ele teria transformado todas elas em pedra, que estão até hoje no mar e vivaram atração turística.

Com muitas outras lendas e guardando segredos de criaturas magicas, é assim que a ilha atrai turistas que buscam relaxar e se aventurar em lugares novos. Confira os pontos turísticos mais famosos de Florianópolis que você precisa conhecer:


Dunas da Joaquina:

É o passeio ideal para quem gosta de aventuras e esportes radicais. Fica localizada na Praia da Joaquina, e é a maior duna de areia de Florianópolis.

Com um cenário ao fundo que deixa qualquer um de queixo caído, o mar azulzinho é incrível e ideal para curtir o dia e observar o pôr do sol!



Ponte Hercílio Luz:

A Ponte Hercílio Luz é uma ponte pênsil sendo a mais antiga das três que ligam as partes insular e continental da capital catarinense. É a maior ponte suspensa do Brasil, com 821 metros - sendo a maior ponte pênsil sustentada por um sistema de barras de olhal ainda existente - e possui o 132º maior vão pênsil do mundo, com 339 metros.

É o símbolo mais famoso da cidade e do estado, e é sem dúvida o mais famoso cartão postal da cidade. A ponte proporciona uma das mais belas vistas panorâmicas do Centro de Florianópolis e do Parque da Luz.
Criada para ser a principal ligação entre ilha e continente, em 1926, chegou a ter restrições de trânsito e ficou fechada por anos para manutenção e reforma. Hoje em dia a ponte é aberta em todos os horários e em todos os dias da semana. No entanto, há dias específicos para o trânsito de veículos. Ideal para passeios a pé ou de bicicleta, além do visual para tirar fotos.





Fortaleza de São José da Ponta Grossa:


Conjunto arquitetônico circulado por muralhas de pedra, cercadas por um mar azul sem impressionante, o local abriga o Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina, construído pela Coroa Portuguesa durante o século XVIII e é um complexo de construções em ruínas, formado pela Casa do Comandante, construção de dois pavimentos; o Paiol da Pólvora e a Capela dedicada a São José. 

Para quem gosta de conhecer lugares históricos, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa é um daqueles passeios imperdíveis.




Mercado Imobiliário:

 

Em 2018, a capital foi uma das poucas cidades do país que fecharam o ano com alta nos preços de venda dos imóveis, segundo o Índice FipeZap. E nos últimos 10 anos, a região teve um aumento de 33% no número de habitantes, o maior resultado entre as capitais brasileiras.

 

Em 2022, o cenário é outro. A procura por imóveis na ilha cresceu bastante.

 

Tudo isso é reflexo de um período de grande aquecimento do mercado imobiliário no Brasil. O cenário, realmente, foi bastante favorável para o setor de imóveis. A maior adoção do home office apontou a necessidade de mudança, ao passo que a política de redução das taxas de juros entre 2020 e 2021 ofereceu melhores condições para a compra.

 

São muitos os pontos que influenciam a procura por imóveis na ilha e a vontade de muitos em se mudar para Florianópolis. Além do contato com a natureza, a qualidade de vida e os pontos turísticos, a localização é um fator primordial.

 

Na Ilha, você pode morar perto das praias do Norte, como Canasvieiras e Jurerê, do sul, como Campeche e Armação, ou do Leste, como Barra da Lagoa e Joaquina. Esse é um dos principais benefícios de viver nessa região, pois você terá diversas opções de lazer perto da sua casa.  

 

Para completar a ótima localização, na Ilha se encontram três shoppings e duas universidades públicas: a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), que fica no bairro Itacurubi, e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), no bairro Trindade.

 

Conheça nessa matéria do Blog Leardi, os bairros mais caros da capital e muitas outras curiosidades.

 

Ficou com vontade de comprar um imóvel na Ilha da Magia e viver a vida mais tranquila? Nos conte lá no Instagram! @paulorobertoleardi 



Posts Relacionados

#

5 hábitos de um corretor de sucesso

Está definido na lei 6.530. Apenas os corretores de imóveis com registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) podem intermediar compra, venda ou locação de um imóvel. Portant

#

3 sinais de que franquia imobiliária é para você

O modelo de franquias já está mais do que consolidado no Brasil. É só olhar ao seu redor para ver os mais diferentes exemplos - de restaurantes e lanchonetes a lojas de presentes e roupas. Já

Quer receber novas ofertas?

Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail